Plano de Aula
I. Autoria:
Ângela Petini; Célia Luperini; Dayane Wellys Braga; Eliébi D. C. Bueno; Luci Evangelista;
II. Estrutura Curricular
1. Tipo de pesquisa:
Nível de ensino.
2. Nível de ensino:
Ensino Fundamental inicial.
3. Componente Curricular:
Saúde.
4. Tema:
Relações Sociais, acordos e limites.
III. Dados da Aula
Título: Boas Maneiras.
5. O que o aluno poderá aprender com a aula?
O objetivo desta aula é manter o ambiente escolar e a sala de aula um clima de amizade, respeito com a participação e responsabilidade de todos. Também fazer o aluno refletir sobre suas atitudes e comportamentos em relação aos colegas, saber seus direitos e deveres tanto na escola quanto na sociedade e de que forma ele pode colaborar para viver em harmonia na sociedade atual.
6. Duração:
4 horas.
7. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
No primeiro momento procuramos saber das crianças o que elas entendem sobre boas maneiras, assim absorvendo o conhecimento delas sobre esse tema.
Os conteúdos foram trabalhados individualmente e em grupos, através de textos, interpretação, discussão, músicas, passeio pela escola, vídeos, pesquisa na internet e rodas de histórias.
8. Palavra chaves:
Boas Maneiras; Conteúdos; Crianças.
IV. Estratégias e Recursos
9. Estratégias e Recursos da aula
Os alunos conseguiram atingir o objetivo proposto através de orientação dos discentes e interação, colaboração e cooperação com seus colegas.
O professor poderá dar continuidade a esse trabalho no decorrer do ano letivo através das diversas situações encontradas em sala de aula.
Mediante situações diferenciadas o professor poderá palestrar com os alunos, usar histórias com efeito moral, recursos tecnológicos para modernizar, dinamizar e atualizar suas aulas.
O objetivo do trabalho é fazer do aluno um cidadão de bem, e esses conhecimentos adquiridos o mesmo irá usar em sua vida familiar e futuramente profissional.
10. Recursos Complementares:
Vídeo de Boas Maneiras com a Turma da Mônica
Avaliação
1. Como avaliar:
A avaliação será no decorrer do ano mediante comportamento social dos alunos.
Categories:
Unidade III