Relógio

Atividade 2.7 - Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC's



Atividades Desenvolvidas com os alunos das séries iniciais da E.E Irene Ortega – Mirassol D’ Oeste – MT

Ao saberem que iriam para o laboratório de informática os alunos demonstraram interesse e ao mesmo tempo ansiedade. Chegando à sala, foi proposta uma atividade que envolvia leitura por um blogquest, ao se depararem com tal atividade não demonstraram entusiasmo, pois acreditavam que iriam jogar a vontade. No decorrer da realização da mesma, surpreenderam - se com as histórias infantis ilustrativas.
Nas atividades propostas alguns alunos conseguiram ir além, dentro das páginas de histórias infantis havia outros links, com isso conseguiram acessar outras histórias e fábulas disponíveis na internet, nos surpreendendo com a facilidade de mexerem com a internet usando links e muitas vezes sabendo voltar à página inicial.
Por serem alunos das séries inicias e não estarem totalmente alfabetizados encontraram dificuldades de acessar as histórias, com isso muitas vezes fechavam as páginas ou abriam programas do próprio computador ficando eufóricos.
Por nossa escola possuir um número adequado de máquinas não houve a necessidade de trabalhar em duplas, assim não apresentando transtornos.
A condução das atividades pelo professor foi diretiva sem perder o foco, os equipamentos e programas ajudaram muito na realização das atividades, não havendo nenhum problema com os mesmos.
Enquanto educadores ficamos satisfeitos com o resultado de tal atividade, pois através dela pudemos perceber que os alunos tem facilidade em aprender manusear os equipamentos tecnológicos.
As atividades realizadas têm como objetivo a aproximação dos docentes com as novas tecnologias. Por se tratar de histórias infantis ilustradas podem ser utilizadas principalmente pelos alunos das séries iniciais, podendo ser aproveitada em todas as áreas do conhecimento.
Para a realização das atividades é necessário o uso dos computadores conectados a internet, onde o professor precisa ter conhecimento do conteúdo e manuseio das tecnologias que serão necessárias para a realização das mesmas, já os alunos necessitam de interesse e bom comportamento para melhor desenvolvimento da atividade.
Ao finalizar as atividades com os alunos propomos que desenvolvessem desenhos das histórias infantis, onde nos surpreendemos com a criatividade deles.

Ângela Maria Petini Leite; 
Célia Paula Luperini; 
Dayane Wellys Braga; 
Eliébi D. C. Bueno

Categories: